Conferencistas Plenários
Agnes Kukulska-Hulme, The Open University, UK
Professora de Tecnologia da Aprendizagem e Comunicação no Instituto de Tecnologia Educacional na Open University, Reino Unido, onde dirige o Programa de Pesquisa e Inovação em Aprendizagem do Futuro. A professora Agnes Kukulska-Hulme faz parte do Conselho Editorial da ReCALL, RPTEL, International Journal of Mobile e Blended Learning e do Waikato Journal of Education. Publicou mais de 200 artigos, comunicações e livros, bem como relatórios de políticas e práticas para a UNESCO, para o British Council, a Commonwealth of Learning, a International Research Foundation for English Language Education e para a Cambridge University Press. As suas áreas de interesse incluem tecnologias emergentes para a assistência móvel, desafios educacionais em populações marginalizadas e migrantes e o desenvolvimento de competências digitais e metacognitivas para a aprendizagem.
António Teixeira, Universidade Aberta, Portugal
Doutor em Filosofia pela Universidade de Lisboa, António M. Teixeira é Professor Associado na Universidade Aberta (UAb), no Departamento de Educação e Ensino a Distância (DEED), onde ensina, desde 1991. Leciona ainda na Università degli Studi Roma Tre e é investigador do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, colaborando também com o Laboratório de Educação a Distância eLearning (LE@D). É EDEN Senior Fellow e consultor de múltiplos organismos internacionais. A sua investigação centra-se nas temáticas da educação aberta, em particular no domínio dos recursos e das práticas educacionais abertas, pedagogia online e aprendizagem em rede, com enfoque nas problemáticas éticas, na inovação educativa, na garantia da qualidade e na governança institucional. Foi coautor dos modelos pedagógicos iMOOC e sMOOC, especificamente desenvolvidos para educação online aberta e massiva.
Esperanza Román Mendoza, George Mason University, EUA
Doutora em Língua Espanhola e Linguística Geral, é professora catedrática de Linguística Espanhola na Mason University (EE. UU.). As suas áreas de especialização são o e-learning, a educação a distância e o ensino do espanhol para hispanofalantes nos Estados Unidos, na perspetiva da pedagogia crítica. Publicou livros e artigos sobre diversos aspetos da aplicação da tecnologia à aprendizagem, como a monografia Aprender a aprender en la era digital. Tecnopedagogía crítica para la enseñanza de español LE/L2 (Routledge 2018), para além de materiais didáticos digitais, tanto de acesso gratuito como pago.
François Mangenot, Université Grenoble Alpes, França
Professor catedrático jubilado.
Funções e responsabilidades exercidas:
2012-2015: responsável pelos projetos TICE (Tecnologias da Informação e da Comunicação ao serviço do Ensino) e FAD (Formação à Distância) da Universidade Stendhal – Grenoble 3;
2008-2012: vice-presidente responsável pelas relações internacionais e pela formação a distância;
2004-2007: coordenador do mestrado profissional “Engenharia da formação multimédia em línguas”. Lecionação nesse mestrado.
Investigação:
Membro do Lidilem (Laboratório de Linguística e Didática das Línguas Estrangeiras e Maternas, EA 609). Responsável pelo grupo “Didática das línguas e tecnologia” entre 2004 e 2018.
Algumas publicações recentes (2011-2017):
Livros:
Mangenot, F. (2017). Formation en ligne et MOOC : apprendre et se former en langue avec le numérique. Paris, Hachette coll. F.
Artigos em revistas com revisão por pares, capítulos de livros:
Dejean-Thircuir, C. & Mangenot, F. (2016). Les interactions entre pairs dans un MOOC de formation d’enseignants. Etudes de linguistique appliquée 184 (n°4/2016), La E-Formation dans le cursus universitaire, p. 419-431.