Program and talks

Para aceder ao programa carregue aqui / Para acceder al programa pulse aquí / To obtain the program press here

 

Para aceder à lista das comunicações carregue aqui / Para acceder a la lista de  comunicaciones pulse aquí / To obtain the list of talks press here

 

Resumos e comunicações / Resúmenes y comunicaciones / Abstracts and talks:

 

Ana Moura Santos (IST-UL): Flipped-classroom em Álgebra Linear com recurso a cursos online

No 1º semestre de 2017/18, o curso online Valores Próprios, disponibilizado na plataforma MOOC Técnico deu suporte nas últimas semanas de aulas a uma estratégia de flipped-classroom na unidade curricular de Álgebra Linear (AL), que integra o programa curricular de todas as engenharias do Técnico Lisboa. Logo no início desse semestre, o curso online Matrizes de Markov, curso piloto da referida plataforma, introduzia os alunos de 1º ano numa prática de aprendizagem online com conceitos fundamentais de AL aplicados a cadeias de Markov, em particular a matriz do Google PageRank como motor de busca.

A estratégia de flipped-classroom envolveu cerca de 90 alunos da Licenciatura de Engª Informática e Computadores-Taguspark. Os conteúdos do curso online vapX correspondem aos tópicos de um quarto da UC de AL. As aulas teóricas, nas últimas semanas do semestre, foram convertidas em fóruns de discussão alargados, enquanto as aulas práticas e horários de dúvidas regulares se mantiveram nos moldes habituais. O processo de avaliação e monitorização da prática incluiu recolha de dados quantitativas e qualitativas (entrevistas individuais e em grupo, observação direta e participativa), feita também junto de um “grupo de controlo” constituído por 150 alunos de AL das outras licenciaturas a funcionar no mesmo campus.

A equipa pedagógico-científica do MOOC Técnico acompanhou esta experiência e, após uma análise profunda de dados recolhidos através de metodologias qualitativas e quantitativas implementadas ao longo das mesmas, identificou alguns indicadores relevantes: taxa de inscrição e sucesso dos alunos nos cursos abertos MOOC; taxa de sucesso desses alunos em AL; grau de satisfação da docente/tutora quanto à aplicação do método flipped-classroom em AL; grau de satisfação dos alunos quanto à experiência do flipped-classroom. Finalmente, tutora e alunos envolvidos partilharam sugestões para futuras edições de flipped-classroom com cursos MOOC Técnico.

 

Angel Juan (UOC): Teaching Computer Simulation and Optimization Online to Students with Different Backgrounds

In the era of big data, analytics, and data science, computer simulation and optimization methods are becoming increasingly popular by their unlimited applications in areas such as transportation and logistics, supply chain management, finance and insurance, smart cities, or telecommunication systems. Accordingly, many online degrees offer these courses to their students. Online students, however, tend to be more heterogeneous than face-to-face students in terms of their educational background. This heterogeneity arises additional difficulties during the learning process, e.g.: lack of a solid mathematical basis, analytical capabilities, or programming skills. This presentation discusses these issues and how modern simulation software and programming languages -such as Python and Julia-, can help to partially overcome these barriers.

 

António Araújo (UAb): Os panoramas de Realidade Virtual na aprendizagem online das perspetivas curvilíneas

As perspetivas curvilíneas são uteis nas artes visuais, permitindo a representação visual de grandes ângulos de visão. A perspetiva equiretangular tem além disso uma aplicação corrente na visualização de fotografias a 360 graus tal como implementada nas principais plataformas das redes sociais. Estes instrumentos de visualização fotográfica podem ser utilizados para visualizar também desenhos em perspetiva equiretangular, servindo de motivação ao estudante e de instrumento confirmatório da correção das construções geométricas pretendidas.

 

José Bidarra de Almeida (UAb): Multimedia and Interaction Strategies for e-Learning

Today we face complex changes in society and education (e.g. high turnover rate of knowledge, changing labour market, fast pace of technology renewal), which require a more creative response of learners to the world problems that surround them. Many of these challenges are related to science and it would be expected that students are attracted to mathemathics, however the contrary is the case. To address these and other issues we propose a framework of strategies to support maths education through e-learning, based on a participatory and interactive approach supported by ICT-based tools. This approach considers three dimensions: context, technology and pedagogy, and aims at integrating learning in formal and informal contexts. To get effective results emerging digital media tools must be used, but without losing track of effective pedagogical strategies.

José Carlos Antoranz (UNED): Las Matemáticas en el máster de Física Médica de la UNED: Diez años de experiencia

 

Juan Medina Molina (UNED): Las matemáticas de las criptodivisas

Las criptodivisas están de moda, y aunque muchos expertos piensa que es algo pasajero y solo constituyen un instrumento para especular, existe cierto consenso en que, el blockchain, la tecnología subyacente a las criptodivisas, es de enorme utilidad y ha llegado para quedarse. En este presentación indicaremos algunas herramientas matemáticas que se utilizan en las criptomonedas, haciendo énfasis en la parte criptográfica. Así, indicaremos cuál debería ser la formación previa que deberíamos dar a nuestros alumnos para que pudieran entender todas estas cuestiones, donde encontramos las aritmética modular, elementos de teoría de números y cuestiones básicas sobre curvas elípticas, que aunque no son contenidos que normalmente se presenten en titulaciones de economía o ingeniería, pensamos que nuestros alumnos están preparados para entenderlas.

 

Maria Antonia Huertas (UOC): Multilinguism and e-learning of mathematics

Multilingualism is already a component of the Information Society, in the same way as it is e-learning. Taking as a starting point the experience of the Master of Computational Engineering and Mathematics of the URV-UOC, an English-Spanish-Catalan trilingual program, this presentation aims to be a reflection on multilingualism in the e-learning of mathematics. The multilingual classroom of the UOC for this program will be presented and the challenges and opportunities of this new need in the e-learning education systems, in general, and in the e-learning of mathematics, in particular, will be discussed.

 

Maria do Rosário Ramos (UAb): Bioestatística com SPSS (ou, como ensinar estatística online a profissionais na área da saúde)

Nesta breve apresentação, falaremos de uma experiência recente de um curso de 8 semanas em Bioestatística com SPSS (software estatístico), lecionado por dois docentes da secção de matemática da UAb e um docente de Bioestatística da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. O público-alvo abrangia médicos, enfermeiros, farmaceuticos e outros profissionais e estudantes ligados à área da saúde, pelo que a envolvência de um docente habituado a esta população e à especificidade do dados foi importante para o sucesso do curso.

 

Pedro Serranho (UAb): Aula Aberta em Matemática

Apresentamos a iniciativa Aula Aberta (https://aulaberta.uab.pt/) da Universidade Aberta, em particular na área científica da Matemática. A Aula Aberta procura dar acesso aberto a conteúdo de aprendizagem em várias áreas da Universidade Aberta à população em geral, promovendo a interação desta com a universidade. Neste breve apresentação focaremos os materiais utilizados, assim as características especiais deste tipo de cursos, no âmbito da aula aberta “onde estão as raízes?”, cujo tema são métodos numéricos para aproximar raízes de funções