nextED2019

No novo milénio, os processos educativos tendem a ser crescentemente potenciados e enriquecidos pela utilização das tecnologias. À medida que a sociedade se torna cada vez mais interconectada, a aprendizagem desdobra-se em múltiplas dimensões e cenários digitais organizados em rede. Este novo contexto fez emergir uma nova conceção do fenómeno educativo, apoiada em valores teóricos como a abertura, a transparência, a escalabilidade, a flexibilidade e a personalização. Mas a imersão da tecnologia nas práticas educativas veio dar uma nova vida a velhos problemas, como o da liberdade de ensinar e aprender? Efetivamente, o desenvolvimento da gestão de dados, coloca-nos importantes desafios éticos e deontológicos, questionando os limites do humano.

Num contexto onde grande parte dos estudantes convivem diariamente com as tecnologias, torna-se imperativo que os sistemas de educação e de formação, assim como os seus respetivos atores sejam qualificados e se mantenham actualizados neste domínio. No quadro da União Europeia, muitas têm sido as iniciativas e programas destinados a estimular a aquisição e desenvolvimento de competências digitas por todos os cidadãos, em particular pelos educadores e formadores. É especialmente importante que estes não sejam apenas digitalmente competentes na sua prática profissional, mas também o sejam na sua reflexão e desenvolvimento profissional contínuo, com vista a uma efetiva promoção das competências digitais dos aprendentes no decurso do processo de ensino e aprendizagem.

A Iª Conferência Internacional de Investigação em Educação Aberta, a Distância e em Rede nextED2019 reúne especialistas internacionais e nacionais e pretende dar a conhecer a académicos, investigadores, docentes, formadores e estudantes, os resultados mais recentes da investigação neste novo domínio da educação, contribuindo assim para o desenvolvimento de competências digitais dos educadores,  para inovação em educação e para a transferência de conhecimento para a sociedade.

A conferência é organizada em parceria entre a unidade de investigação e desenvolvimento (UID) Laboratório de Educação a Distância e eLearning [LE@D] e o Departamento de Educação e Ensino a Distância [DEED] da Universidade Aberta o qual celebra o 25.º aniversário da sua criação.

#nextED2019