INÍCIO

II SEMINÁRIO INTERNACIONAL “Educação e eLearning em Estabelecimentos Prisionais”

31 de outubro | Auditório do Laboratório Regional de Engenharia Civil (LREC), Ponta Delgada, Açores

 

No dia 31 de outubro de 2019, irá realizar-se no Auditório do Laboratório Regional de Engenharia Civil (LREC), em Ponta Delgada, nos Açores, o II Seminário Internacional “Educação e eLearning em Estabelecimentos Prisionais” numa organização conjunta da Unidade de Desenvolvimento dos Centros Locais de Aprendizagem da Universidade Aberta (UMCLA), da Direção Regional da Ciência e Tecnologia (DRCT) dos Açores, do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20) da Universidade de Coimbra e da Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP).

Num mundo cada vez mais tecnologizado, a alfabetização digital assume-se como um imperativo para o desenvolvimento pessoal, e para a inclusão e participação na “sociedade em rede” de todos e de cada um em particular, com especial ênfase para os grupos sociais menos favorecidos ou em situação de exclusão social, como é o caso dos cidadãos reclusos.

O desenvolvimento desta alfabetização e de competências digitais pode ser considerado uma vertente da inclusão social e consiste em proporcionar o acesso às tecnologias e estimular a capacidade de criar e produzir significados e sentidos nos ambientes digitais. Com efeito, a conceção, o desenvolvimento e a implementação destes ambientes digitais assumem especial relevância junto dos cidadãos reclusos que se encontram em situação de exclusão.

Na atualidade os estabelecimentos prisionais europeus, de uma forma geral, oferecem acesso limitado às TIC e à Internet, o que pode constituir-se como uma barreira para a inclusão digital.

Face a este cenário, têm sido desenvolvidos alguns projetos na Europa com o objetivo de maximizar o potencial das tecnologias digitais e dos sistemas de eLearning e Blended Learning, não só como uma ferramenta para o desenvolvimento de competências e conhecimentos profissionais, mas também para o desenvolvimento de competências digitais e aumento da literacia digital dos cidadãos em cumprimento de uma pena ou medida judicial.

Por sua vez, em Portugal, e apesar dos esforços realizados no sentido de uma aproximação a esta realidade, as iniciativas desenvolvidas são poucas e encontram-se ainda em estado embrionário. No entanto têm sido dados passos importantes no sentido de modernizar os estabelecimentos prisionais enquanto estratégia para a qualificação e para uma cidadania, marcadamente, digital.

É, pois, neste contexto que se desenvolve a 2.ª edição do Seminário Internacional “Educação e eLearning em Estabelecimentos Prisionais em Portugal” que contará com a presença de especialistas, professores e investigadores, nacionais e internacionais, que têm procurado estudar o fenómeno educativo em contexto prisional e onde serão debatidos os possíveis contributos das tecnologias para o desenvolvimento de um espaço digital de interações neste cenário específico que permita responder aos atuais desafios da sociedade contemporânea.

Na realidade, o papel efetivo de um exercício pleno de cidadania digital como quadro referencial essencial da adequação dos cidadãos reclusos aos novos desafios da sociedade do conhecimento, só será possível com a implementação de uma cultura estruturada de inovação e requalificação, promotora de empregabilidade e inclusão social enquanto instrumentos de promoção dum objetivo global de coesão social.