Mensagem do Reitor

A Universidade Aberta (UAb) foi criada em 1988 como um projeto arrojado e inovador para a inclusão da população adulta na sociedade do conhecimento. Nasceu com o projeto inicial de promoção da educação e qualificação de adultos para a construção de uma sociedade mais igual no acesso ao conhecimento.

Desde o primeiro momento desenvolve, de forma sustentada, o ensino a distância como meio e instrumento para criar novos mundos de conhecimento. A distância não é impedimento mas, pelo contrário, o maior desafio para a afirmação da qualidade nas práticas de ensino e de aprendizagem realizadas na universidade.

O modelo pedagógico virtual, que garante a sustentabilidade da educação em rede, é reconhecido internacionalmente e constitui um padrão neste domínio que está a ser seguido por outras instituições no país e no estrangeiro com as quais a Universidade Aberta tem vindo a estabelecer programas de cooperação.

A UAb é a universidade da rede de ensino superior público que desenvolve a sua atividade exclusivamente em ambiente digital. É a sua forma de saber estar no presente e afirmar o futuro da educação em rede para um novo modelo de universidade.

Na sociedade digital, o conhecimento é uma construção em rede através da qual se desenvolve a proximidade social nos processos de aprendizagem.

Afirmámos, ao longo destes 30 anos, uma universidade que está em qualquer lugar no mundo e que valoriza a criação de conhecimento em língua portuguesa. Estar no mundo é a missão da UAb que se projeta na ligação sem barreiras sociais e culturais com o estudante. Deste modo, é uma universidade para o futuro sustentada na proximidade emergente do virtual.

Uma proximidade construída em língua portuguesa, a terceira mais falada nas redes sociais. É uma língua que temos de valorizar para a criação de conhecimento na comunidade de 260 milhões de falantes e que será de 400 milhões no final deste século. É e será mais ainda uma comunidade de conhecimento e inovação em língua portuguesa, a língua que é pertença de todos os que a falam.

Este é o maior desafio para o futuro da educação em rede em língua portuguesa que afirmamos na comemoração dos 30 anos da Universidade Aberta de Portugal.

Paulo Maria Bastos da Silva Dias
Reitor da Universidade Aberta