30 Anos a Construir o Futuro

30 anos na valorização da criação de conhecimento em língua portuguesa

Este é o mote para o programa que queremos que seja um momento de afirmação da missão da UAb na revisitação do passado, na consolidação do presente e na inovação e mudança para o futuro.

Ao longo destes 30 anos a UAb desenvolveu a sua atividade pedagógica através de diferentes modalidades ou gerações tecnológicas de suporte à educação que formataram a oferta educativa, a relação com os estudantes e a sociedade.

No momento de comemoração dos 30 anos é necessário construir a evidência de tudo o que foi feito ao longo deste período para a mudança pedagógica, organizacional e tecnológica, desde o ensino centrado na auto aprendizagem e na teleducação, com recurso a meios televisivos, para a nova conceção do grupo ou comunidade de educação aberta e em rede, que tem como suporte, para a aprendizagem, as abordagens colaborativas e conversacionais que constituem a base da partilha das representações, a experiência conjunta e a valorização dos processos de criação do conhecimento em rede.

Comemorar os 30 anos do Ensino a Distância em Portugal constitui um momento de manifestação do maior orgulho em sermos a Universidade de Educação a Distância de Portugal cuja criação teve como objetivo valorizar a criação de conhecimento em língua portuguesa, um objetivo que tem no seu horizonte a comunidade de 260 milhões de falantes de português no mundo. Neste contexto, criar conhecimento em língua portuguesa é uma obrigação para dar voz e expressão a esta comunidade nas humanidades, na ciência e na tecnologia, transformando-a numa comunidade inovadora.

Esta é a missão que orientou todo o trabalho desenvolvido pela comunidade da Universidade Aberta ao longo das diferentes conceções e gerações do ensino a distância. Ao longo deste período a universidade sempre manifestou uma enorme capacidade para inovar não só na pedagogia, mas também na procura de soluções tecnológicas para a mediação das aprendizagens, que agora temos em desenvolvimento na criação dos laboratórios virtuais de realidade aumentada e nas soluções de inteligência artificial dedicadas ao acompanhamento e monitorização das atividades de aprendizagem dos alunos.

Mas este é o momento para valorizar a necessidade do reconhecimento institucional da educação a distância como uma oferta de ensino de qualidade e de confiança na rede de ensino superior português. A educação na sociedade digital é aberta e em rede e tem de ser construída ao longo da vida como forma de participação ativa na sociedade e criação da escala de valor para a inovação do conhecimento. Não o reconhecer significa que não compreendemos e nos afastamos da espiral de inovação e do seu potencial para construir a mudança da universidade e do seu papel como agente de formação da sociedade de amanhã.

A memória tem como objetivo dar visibilidade aos 30 de ensino e educação a distância em Portugal, salientando o trabalho pioneiro desta universidade neste domínio.