Início

PROF XXI Global Symposium MOOC Lx23

É hoje consensual entre a comunidade de investigadores que o impacto disruptivo da crise pandémica no sistema educativo, em particular no Ensino Superior, acelerou o movimento de disseminação da educação online e a própria transformação digital das instituições educativas. A educação digital, no quadro de uma cidadania ela própria também digital, ocupa hoje não só um lugar central nos planos de desenvolvimento das instituições de ensino superior a nível global, como se assumiu como objetivo fundamental da agenda política europeia.

A flexibilidade proporcionada pelos novos formatos educativos enriquecidos pelas tecnologias digitais inteligentes tem contribuído para personalizar as experiências de aprendizagem e respetiva certificação, adaptando-as melhor às necessidades reais de cada pessoa. Simultaneamente, também tem facilitado uma cada vez maior conjugação entre formas de educação formal, não formal e informal. As práticas educacionais abertas, em particular a oferta de cursos online abertos e massivos (MOOC), vêm desempenhando um papel absolutamente decisivo neste contexto, fruto do crescimento “explosivo” da sua procura. Segundo dados reportados pela Class Central, cerca de 25-30% do total dos utilizadores registados nas principais plataformas de MOOC (edX, Coursera e FutureLearn) fizeram-no pela primeira vez após a pandemia. Esta realidade verifica-se igualmente com outras plataformas, como é o caso da NAU, em Portugal.

O objetivo deste simpósio é o de refletir sobre os novos e complexos desafios, vantagens, oportunidades e riscos que a expansão da educação aberta e online num quadro de transformação digital acelerada está a colocar às instituições de ensino superior, bem como aos diferentes atores do processo educativo. Discutir-se-ão as implicações da datificação dos processos educativos, das potencialidades e ameaças da introdução de agentes inteligentes e outros elementos não humanos, o novo papel e perfil de competências dos docentes e dos estudantes, entre outros temas de relevância. Para tal, partilhar-se-ão ideias e experiências institucionais e pessoais diversas.

O evento é organizado pelo Laboratório de Educação a Distância e eLearning (LE@D), unidade de investigação financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) sedeada na Universidade Aberta, em associação com o consórcio PROF XXI, constituído no âmbito do projeto homónimo, contando ainda com o apoio da Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN). A iniciativa é cofinanciada pelo Programa Erasmus+ da União Europeia. Este simpósio conta com a participação de mais de uma vintena de oradores nacionais e estrangeiros, selecionados de entre os peritos de renome mundial no campo da investigação e das práticas da educação aberta e da transformação digital, representando três continentes diferentes.

O PROF XXI Global Symposium – MOOC Lx 23 retoma a iniciativa pioneira que decorreu em Lisboa, em 2018, sob a presidência da Senhora Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Profª Doutora Fernanda Rollo, o MOOC-Maker Global Symposium – MOOC Lx18, o qual obteve excelente acolhimento junto da comunidade científica especializada. Esperamos que esta nova edição, a qual decorrerá em formato híbrido e com uma agenda mais compacta, conheça igual impacto. Assim, convidamo-lo(a) a juntar-se a este grupo de especialistas para discutir as novas tendências emergentes da inovação educativa e da educação aberta apoiada nas tecnologias digitais inteligentes.