Oradores Convidados

  • Manuel Cruz, Professor Adjunto do Departamento de Matemática do Instituto Superior de Engenharia do Porto -IPP, coordenador do Laboratório de Engenharia Matemática, Diretor da PT-MATHS-IN
  • Margarida Pina, Diretora de Desenvolvimento Aftermarket do Grupo Nors

Investigação nas áreas de  matemática industrial, modelação matemática e estatística.

Matemática Industrial: tecnologia matemática ao serviço da industria.” – Nesta comunicação abordar-se-á o trabalho de transformação de conhecimento em tecnologia da matemática para a indústria, sob o ponto de vista industrial e matemático. Para isso, Margarida Pina (Grupo Nors) e Manuel Cruz (PT-MATHS-IN) descreverão alguns aspectos do processo que levou à criação de uma divisão de Matemática Industrial (LABMI) dentro do grupo Nors.

 

  • Ana Paula Rocha, Professora Auxiliar do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Centro de Matemática da Universidade do Porto

Investigação nas áreas de aplicações biomédicas, análise de dados cardiovasculares, modelação de variabilidade da frequência cardíaca, análise espectral, processamento de sinal, estatística e probabilidades.

Análise da variabilidade da frequência cardíaca em doença crítica e cuidados intensivos” – A análise da variabilidade da frequência cardíaca (VFC) será apresentada como uma ”janela” para a caracterização do sistema nervoso autónomo e a avaliação de  situações de risco. São consideradas características complexas / não lineares da VFC, como a memória longa e a volatilidade, de um ponto de vista paramétrico. Essa metodologia permite a descrição individualizada das características empíricas dos dados e a obtenção de medidas úteis na deteção de doenças,  clinicamente interpretáveis e refletindo alterações na dinâmica da VFC relacionadas com a resposta ao “stress”  e com o tratamento médico em lesões cerebrais agudas.

 

  • Eliana Pinho, Professora Auxiliar Convidada da Secção de Matemática da Universidade Aberta

Investigação nas áreas de simetria, padrões e redes de células acopladas,  geometria na arquitectura romana e do ensino da geometria descritiva na formação dos arquitectos.

Padrões – Matemática, Artes e Ofícios” – Vamos falar de padrões e de algumas ferramentas matemáticas que permitem lidar com eles. E vamos perguntar como se relacionam essas ferramentas com os processos utilizados por artistas, artesãos ou operários, na produção de padrões.