Call for papers

Inovação e Tecnologia no Ensino de Línguas

Palácio Ceia, Universidade Aberta, Lisboa

6-7 de dezembro de 2018

“(Pero) hoy es incuestionable la supremacía de lo digital, y si a lo largo de nuestra historia un cambio de tecnología supuso evolución en las formas de vida, ¿qué nos puede deparar lo digital?”.

(Cassany: 2000)

O grupo de investigação EL@N da Universidade Aberta irá organizar nos dias 6 e 7 de dezembro de 2018, no Palácio de Ceia, em Lisboa, a primeira Jornada dedicada ao ensino-aprendizagem de língua num contexto de inovação tecnológica e digital, em ambientes virtuais e de b-learning. Pretende-se, com esta iniciativa, dar impulso à reflexão sobre a prática docente, o impacto tecnológico, e obter possíveis perspetivas de ação em contextos educacionais diversos.

No século XXI, e num mundo cada vez mais globalizado, esta abertura tecnológica implica, por um lado, um maior contacto entre diversas comunidades comunicativas e linguísticas e, por outro lado, uma resposta à crescente necessidade de dominar várias línguas, o que torna a aprendizagem de línguas estrangeiras num imperativo na formação integral dos cidadãos.

No caso do ensino de línguas estrangeiras à distância, a especificidade desta modalidade facilita a aquisição das competências gerais definidas pelo QCER, como a competência sociocultural e intercultural, através da exploração de recursos digitais e aplicações que tem por objetivo fomentar a interação e a troca de conhecimentos entre falantes nativos e não nativos na língua alvo.

A presente reflexão abre as portas ao debate sobre este regime de ensino/aprendizagem e permite a partilha de ideias e experiências que também por si levam à inovação e desenvolvimento de competências pedagógicas no contexto do ensino online. É neste sentido que convidamos investigadores das diferentes áreas de ensino (online/b-learning/presencial) a enviar propostas para comunicações de 15 minutos dentro de (mas não limitado) às seguintes linhas temáticas:

 

Tópicos:

 

  • Desenvolvimentos tecnológicos no apoio ao ensino
  • Conceitos inovadores no ensino-aprendizagem de línguas (competência intercultural, critical language awareness, language learning awareness)
  • Conceção e avaliação de recursos educativos digitais
  • Recursos educativos abertos e a sua implementação em ambientes virtuais de aprendizagem
  • Interação na sala de aula virtual
  • Desenvolvimento de competências orais no ensino-aprendizagem de LE
  • Docente e estudante em ambientes virtuais
  • Blended learning (a integração de ferramentas digitais no ensino presencial)
  • Motivação do estudante
  • Gestão do tempo na sala de aula virtual
  • Processos de construção de conhecimento na sala de aula virtual
  • Avaliação do estudante em contexto digital
  • Mobile learning em contextos de aprendizagem formal
  • Articulação do ensino-aprendizagem das LE com os seus contextos institucionais

 

Os workshops terão uma duração de 45 minutos e poderão ser no formato de aula aberta, demonstração de recursos e ferramentas, criação de atividades ou práticas online, entre outros. As propostas devem conter uma descrição dos objetivos e tópicos abordados.

Os interessados devem enviar propostas de comunicação ou de workshop (máximo de 300 palavras), em português, inglês, francês, espanhol ou alemão, acompanhadas de nome, contacto, instituição e uma breve nota biográfica (máximo de 100 palavras) até 30 de setembro de 2018 para elonuab@gmail.com

Inscrições:

Até 15 de novembro: 30€ (público geral) / 20 € (estudantes)

Está prevista uma publicação em formato de e-book com textos selecionados.

 

Comissão organizadora:

Ana Setién Burgués

Antonio Chenoll

Isabelle Simões Marques

Jeffrey Childs

Katja Göttsche

Margarida Pereira Martins