Inovação e Tecnologia no Ensino de Línguas
Palácio Ceia, Universidade Aberta, Lisboa
6-7 de dezembro de 2018
“(Pero) hoy es incuestionable la supremacía de lo digital, y si a lo largo de nuestra historia un cambio de tecnología supuso evolución en las formas de vida, ¿qué nos puede deparar lo digital?”.
(Cassany: 2000)
O grupo de investigação EL@N da Universidade Aberta irá organizar nos dias 6 e 7 de dezembro de 2018, no Palácio de Ceia, em Lisboa, a primeira Jornada dedicada ao ensino-aprendizagem de língua num contexto de inovação tecnológica e digital, em ambientes virtuais e de b-learning. Pretende-se, com esta iniciativa, dar impulso à reflexão sobre a prática docente, o impacto tecnológico, e obter possíveis perspetivas de ação em contextos educacionais diversos.
No século XXI, e num mundo cada vez mais globalizado, esta abertura tecnológica implica, por um lado, um maior contacto entre diversas comunidades comunicativas e linguísticas e, por outro lado, uma resposta à crescente necessidade de dominar várias línguas, o que torna a aprendizagem de línguas estrangeiras num imperativo na formação integral dos cidadãos.
No caso do ensino de línguas estrangeiras à distância, a especificidade desta modalidade facilita a aquisição das competências gerais definidas pelo QCER, como a competência sociocultural e intercultural, através da exploração de recursos digitais e aplicações que tem por objetivo fomentar a interação e a troca de conhecimentos entre falantes nativos e não nativos na língua alvo.
A presente reflexão abre as portas ao debate sobre este regime de ensino/aprendizagem e permite a partilha de ideias e experiências que também por si levam à inovação e desenvolvimento de competências pedagógicas no contexto do ensino online. É neste sentido que convidamos investigadores das diferentes áreas de ensino (online/b-learning/presencial) a enviar propostas para comunicações de 15 minutos dentro de (mas não limitado) às seguintes linhas temáticas:
Tópicos:
- Desenvolvimentos tecnológicos no apoio ao ensino
- Conceitos inovadores no ensino-aprendizagem de línguas (competência intercultural, critical language awareness, language learning awareness)
- Conceção e avaliação de recursos educativos digitais
- Recursos educativos abertos e a sua implementação em ambientes virtuais de aprendizagem
- Interação na sala de aula virtual
- Desenvolvimento de competências orais no ensino-aprendizagem de LE
- Docente e estudante em ambientes virtuais
- Blended learning (a integração de ferramentas digitais no ensino presencial)
- Motivação do estudante
- Gestão do tempo na sala de aula virtual
- Processos de construção de conhecimento na sala de aula virtual
- Avaliação do estudante em contexto digital
- Mobile learning em contextos de aprendizagem formal
- Articulação do ensino-aprendizagem das LE com os seus contextos institucionais
Os workshops terão uma duração de 45 minutos e poderão ser no formato de aula aberta, demonstração de recursos e ferramentas, criação de atividades ou práticas online, entre outros. As propostas devem conter uma descrição dos objetivos e tópicos abordados.
Os interessados devem enviar propostas de comunicação ou de workshop (máximo de 300 palavras), em português, inglês, francês, espanhol ou alemão, acompanhadas de nome, contacto, instituição e uma breve nota biográfica (máximo de 100 palavras) até 30 de setembro de 2018 para elonuab@gmail.com
Inscrições:
Até 15 de novembro: 30€ (público geral) / 20 € (estudantes)
Está prevista uma publicação em formato de e-book com textos selecionados.
Comissão organizadora:
Ana Setién Burgués
Antonio Chenoll
Isabelle Simões Marques
Jeffrey Childs
Katja Göttsche
Margarida Pereira Martins