Línguas e Culturas para a Internacionalização da Economia

Estratégias de Comunicação das Empresas Exportadoras

 

 

Na sequência da colaboração de vários anos em alguns projectos nesta área, a AEP, e a Universidade Aberta, decidiram organizar um Seminário Internacional para debater este tema e trazer aos empresários, aos decisores políticos, aos educadores/formadores e ao público em geral, não só as linhas gerais da problemática, como muito concretamente a experiência e soluções que empresários, políticos e investigadores de outros países europeus têm desenvolvido neste domínio e os resultados que têm obtido.

Aposta na Internacionalização da economia

A AEP tem promovido intensamente, ao longo dos últimos anos, diversas iniciativas no sentido do reforço da internacionalização das empresas e, consequentemente, da economia nacional.
A Universidade Aberta tem igualmente desenvolvido diversas iniciativas, nomeadamente projectos internacionais e produtos educativos com o objectivo de melhor conhecer o panorama nacional de forma a propor cenários de intervenção, produzir materiais que possam apoiar os empresários nesta tarefa e aumentar a sensibilidade para este aspecto da internacionalização da economia portuguesa.

Convidados partilham experiência

Participam neste Seminário alguns representantes britânicos que irão apresentar a sua – já longa – experiência, como o Prof. Dr. Stephen Hagen, da Universidade de Warwick, Robert Hawkham, da UK Trade & Investment e Robin Godfrey, da Câmara de Comércio Britânica. Estes convidados irão partilhar as diversas iniciativas de apoio aos empresários e os seus resultados, estudos existentes sobre este problema, soluções já em pleno funcionamento e a experiência prática dos empresários.

Participam ainda Martina Diegmann da Câmara de Comércio da Irlanda, que está neste momento a implementar um programa de apoio aos seus empresários e ainda Gudjon Svansson do Trade Council da Islândia que prepara a implementação de um programa similar.

Estarão assim presentes neste Seminário diversas etapas de um mesmo processo, constituindo uma oportunidade valiosa de compreender, não apenas os recortes multifacetados da problemática das línguas e culturas no contexto da exportação, como os seus aspectos práticos, quer da implementação de iniciativas estruturais a nível nacional, quer dos desafios que se colocam a nível das empresas, quer ainda das implicações para o público em geral, face à crescente internacionalização do mercado de trabalho. As competências em línguas e o conhecimento das culturas dos mercados de exportação constituem um dos aspectos fundamentais para o sucesso duma estratégia de internacionalização.

As línguas e culturas são realmente importantes para os negócios internacionais?

Apesar de aparentemente não suscitar dúvidas a ideia de que é necessário dominar outra(s) língua(s) para obter sucesso na exportação, a verdade é que nem sempre esta realidade é abordada duma forma planeada e consequente por forma a sustentar os planos de expansão das empresas.
Mais, mesmo que a empresa deseje obter competências linguísticas (seja por contratação, seja por formação dos seus quadros) depara-se com as mais diversas barreiras, como a inadequação dos currículos dos cursos à realidade das empresas, dificuldade em encontrar pessoas ou cursos adequados aos seus mercados-alvo, etc. indicando claramente que o problema não pode ser resolvido por um empresário, nem sequer pelos empresários no seu conjunto, pois abarca muitos outros domínios, principalmente o do Estado, no seu papel de sensibilização – das empresas, das instituições e das pessoas em geral, no seu papel de gestor, no papel de planificador da Educação/Formação, da Economia, etc.

Da mesma forma, no plano das culturas, os empresários defrontam-se com problemas, ainda mais graves do que no caso das línguas.
Na verdade, não existem em Portugal abordagens às culturas de outros países que sejam orientadas para os contactos internacionais de negócio. Facilmente se encontram planos de estudos vocacionados para as literaturas, artes, etc. de alguns países, mas não são estes os aspectos que os empresários necessitam dominar para a preparação da entrada dum produto num determinado mercado, ou os cuidados especiais para negociar com um cliente de determinada nacionalidade, ou as formas mais atraentes de embalar os seus produtos para uma boa aceitação em determinado país.

Porém, não restam dúvidas que as economias – especialmente para países como o nosso – não se podem desenvolver apenas contando com o seu mercado interno.
Como os participantes britânicos irão testemunhar, nem sequer um mercado com a dimensão da totalidade dos países anglófonos pode oferecer garantias de prosperidade. A internacionalização é um imperativo de sobrevivência e as línguas e culturas representam um factor de relevo para o seu sucesso.

 

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