Carlos Delgado Kloos é Professor Catedrático e Vice-Reitor para a Estratégia e Educação Digital na Universidade Carlos III de Madrid. É doutor em Informática pela Technische Universität München e em Engenharia de Telecomunicações pela Universidad Politécnica de Madrid. Anteriormente lecionou na TU München, na UP Madrid e na Universität Passau. Foi também investigador convidado no MIT e na Harvard University.
O seu principal foco de interesse reside no campo da Tecnologia Educacional. Participou em múltiplos projetos de investigação nacionais e internacionais, publicados em numerosas conferências e revistas, e geriu conferências internacionais. É também o titular da Cátedra UNESCO sobre Educação Digital Escalável para Todos e coordenador da rede eMadrid sobre eLearning na região de Madrid.
Covadonga Rodrigo San Juan é Doutora em Engenharia de Telecomunicações pela UPM e é actualmente Directora Adjunta de Investigação, Transferência e Inovação da ETSI Informática da UNED. Em 2000, entrou para o Departamento de Línguas e Sistemas Informáticos da universidade, onde ocupou também vários cargos académicos, sendo Vice-reitora de Tecnologia (2010-2013), Vice-reitora Adjunta de Tecnologias Aplicadas em Centros de Estudo (2006-2010) e Diretora da Cátedra de Investigação de Inclusão Digital co-financiada pela Fundação Vodafone Espanha (2013-2018). A sua investigação centra-se na acessibilidade, interoperabilidade e aspectos de recomendação no acesso autónomo a recursos educativos, repositórios, plataformas de eLearning, plataformas audiovisuais e aplicações móveis. O seu trabalho é multidisciplinar com áreas como a Economia, Psicologia e História da Arte.
É membro da AENOR em normas de qualidade em eLearning (UNE 66181:2004 e 2008, PNE 71362), e participa ativamente na EADTU desde 2003 em projetos e grupos de trabalho sobre estruturas de qualidade para ambientes de eLearning, tais como o selo eXcellence e OpenupEd Labelling for MOOCs. Tem sido auditora em instituições em Chipre, Costa Rica, Grécia, Reino Unido, Suécia e Suíça e é atualmente membro do grupo de peritos EMPOWER para o Ensino Superior, coordenando o subgrupo “Apoio Institucional”: TIC, meios de comunicação social e serviços de apoio educativo”.
É Fellow da EDEN, membro do capítulo de Educação do IEEE e da rede Go-GN sobre recursos OER. Foi membro do Comité Executivo no CRUE ICT – sector tecnológico da Conferência de Reitores Espanhóis (2012-2013), liderando o grupo “Campus virtuais: serviços integrados e critérios de qualidade” e participou num total de vinte projectos de investigação financiados (europeus e nacionais) e tem mais de cem publicações, incluindo artigos científicos, actas de conferências e relatórios técnicos. É actualmente a principal investigadora do projecto Erasmus+ Spektrum e do projecto Erasmus+ Memória Inclusiva na UNED.
Cristobal Cobo é Doutor em Ciências da Comunicação pela Universitat Autònoma de Barcelona e Especialista Sénior em Educação e Tecnologia. Fundou e dirigiu o Centro de Estudios – Fundación Ceibal (2014-2019). Investigador Associado no Instituto de Internet da Universidade de Oxford (2009-2019), o seu trabalho incide na intersecção entre o futuro da aprendizagem, as culturas de inovação e as tecnologias centradas nas pessoas.
O Doutor Cobo foi distinguido pelo British Economic and Social Research Council (ESRC) e é Investigador Associado do Centro de Competências, Conhecimento e Desempenho da Universidade de Oxford. Anteriormente, foi professor e director de Comunicação e Novas Tecnologias na Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais, Cidade do México.
Foi avaliador externo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), da National Science Foundation e do MIT Press (EUA), da Organização Internacional do Trabalho, do Centro Internacional de Investigação para o Desenvolvimento (Canadá). Perito visitante da RAND EU sobre tendências futuras em tecnologia e educação, encomendado pelo Gabinete de Conselheiros de Política Europeia (BEPA). Co-autor do livro “Invisible Learning”. O seu livro mais recente é “Acepto las Condiciones”: Uses and Abuses of Digital Technologies”, (Fundación Santillana, Madrid, 2019). “Innovation Pending” (Pinguin Random House, 2016). Tem sido orador convidado em mais de 30 países (+ 4 TEDx).
Cristóbal Cobo é atualmente Senior Fellow no Diálogo Interamericano, realizando apresentações regulares na CNN, Deutsche Welle, El Pais, Le Monde Diplomatique, Wall Street Journal ou no World Economic Forum.
Miguel Morales é Doutor em Engenharia da Informação e do Conhecimento pela Universidade de Alcalá de Henares, mestre em Planeamento e Gestão Educacional pela Universidade Galileo e mestre em Produção e Gestão de Projectos de e-Learning pela Universidade Carlos III de Madrid. Actualmente, é o Director da Área de Educação Digital e Coordenador da produção dos MOOCs da Universidade Galileo na plataforma edX. Como investigador, é especialista em temas relacionados com MOOCs, Inteligência Artificial na educação, STEAM, e microcréditos. É também consultor em projectos de inovação e tecnologia educacional, com vasta experiência em educação digital. Autor do livro “GPT Chat for Teachers: 90 modelos para criar estímulos eficazes para o ensino”, o seu trabalho reflecte o seu empenho em melhorar o ensino através da implementação de tecnologias emergentes. GoogleScholar–ORCID –Linkedln–Twitter
Kumiko Aoki é Catedrática de Informática na Universidade Aberta do Japão. Desde que recebeu o seu doutoramento em Ciências da Informação e da Comunicação na Universidade do Havai, foi Professora Auxiliar de Tecnologia da Informação no Instituto de Tecnologia de Rochester (1995-1998) e Professora Auxiliar de Comunicação na Universidade de Boston (1998-2003).
Após o seu regresso ao seu país natal, o Japão, em Janeiro de 2004, foi membro do Instituto Nacional de Educação Multimédia (NIME) em Chiba, Japão, bem como da Universidade de Pós-Graduação em Estudos Avançados (SOKENDAI) até à integração do NIME na Universidade Aberta do Japão (OUJ), em Abril de 2009.
Atualmente dirige a Cátedra de Informática na OUJ e ensina meios digitais, informática social, e e-learning. Também tem sido a instigadora na promoção da educação online e recentemente da educação online sincronizada na OUJ. O seu interesse de investigação tem sido sempre a utilização eficaz das tecnologias de informação e comunicação no ensino superior e o seu impacto nas práticas de ensino e aprendizagem no ensino superior.
Alfredo Soeiro é Engenheiro Civil e Doutor pela Universidade da Flórida. Professor Associado da Universidade do Porto (UPorto), é antigo Pró-Reitor dessa universidade, ex-presidente da IACEE, da AUPEC e da SEFI. Membro do Conselho de Administração de EDEN DLE, Secretário-Geral da AECEF e Vice-Presidente do ISHCCO. Membro do Conselho Científico e Consultivo da Universidade Europeia EELISA, mentor da Global Talent Mentoring, avaliador do Erasmus+ e de agências de acreditação e membro da FEANI Strategic Task Force.
Oscar Jerez Yañez é Doutor em Psicologia e Educação e possui um Diploma de Estudos Avançados em Psicologia e Educação da Universidade de Granada, em Espanha. É Mestre em Educação, com especialização em Informática Educativa pela Universidade do Chile, Bacharelato em Filosofia pela Università Pontificia Salesiana di Roma e Bacharelato em Filosofia pela Universidade do Chile. Tem uma dupla licenciatura em Educação e Ensino da Pontificia Universidad Católica de Chile. É diplomado em Formação Profissional pelo Politécnico de Torino.
É também investigador fellow no Programa Académico e Profissional para as Américas, LASAPU, filiado na Universidade de Harvard. Tem sido Chefe de Projectos de Educação e Negócios na SOFOFA. Consultor de várias entidades governamentais na América Latina, e participou em vários projectos com a OIT e o Banco Mundial. Tem sido perito em Formação Profissional para PRODESO do Grupo Mondragon do País Basco em Espanha. Investigador e consultor em universidades e instituições de Ensino Superior no Chile e em toda a América Latina. Tem leccionado cursos de graduação e pós-graduação na Pontificia Universidad Católica, e em vários programas sobre qualidade, gestão e ensino no ensino superior e co-criador de “Centros de Ensino e Aprendizagem” em diferentes universidades da América Latina. Tem sido Coordenador de Inovação do Departamento de Graduação da Universidade do Chile. Trabalha com a União Europeia em projectos de apoio ao ensino superior em África.
Autor de livros, artigos e pesquisas nas suas linhas de acção, que se centram no Ensino Superior, especialmente em: Ensino, Aprendizagem, Currículo e Avaliação; e em Gestão, Garantia e Prestação de Contas. Actualmente é: Investigador Adjunto do Centro de Investigação Avançada em Educação (CIAE) da Universidade do Chile; membro do Comité Consultivo para a Acreditação Institucional e Acreditação Institucional Par da Comissão Nacional de Acreditação (CNA); Consultor em Ensino Superior para os programas LASPAU-HARVARD em toda a América Latina e Caraíbas; e Director/Fundador do Centro de Ensino e Aprendizagem da Faculdade de Economia e Negócios da Universidade do Chile.
Tel Amiel é Professor na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, onde coordena a Cátedra UNESCO em Educação a Distância (UnB). Atua como professor da Universidade de Nova Gorica (Eslovênia) no Mestrado em Liderança em Educação Aberta. Já foi professor visitante na Utah State University, e visiting fellow na Stanford University e University of Wollongong. Atualmente é pesquisador visitante do IRCAI (ircai.org) e CT3/Jožef Stefan Institut.
Amélia Aguiar Andrade é Professora Catedrática no Departamento de História da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa e diretora da Biblioteca Mário Sottomayor Cardia e dos Centros de Documentação dessa instituição. Representante de Portugal como National Coordinator no DARIAH, é também investigadora no Instituto de Estudos Medievais. É ainda a Investigadora Principal da Infraestrutura ROSSIO (https://rossio.pt).
Mario F. Solarte é Mestre e Doutor em Engenharia Telemática pela Universidade de Cauca, em 2009 e 2019, respetivamente. Foi Especialista em formulação e avaliação de projectos de desenvolvimento social na Iberoamerican University Corporation, em 2000, e Engenheiro de Electrónica e Telecomunicações na Universidade do Cauca. Trabalha actualmente como Investigador e Professor no Departamento de Engenharia Telemática da Universidade do Cauca, e também colabora em vários projectos de investigação nacionais e internacionais. Os seus interesses de investigação incluem e-learning, cursos em linha massivos, estilos de aprendizagem, e conteúdos de educação digital.
Lúcia Amante é Professora Associada na Universidade Aberta e Investigadora Integrada na UID-FCT nº 4372, Laboratório de Ensino à Distância e eLearning (LE@D). É licenciada em Psicologia da Educação pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA – Lisboa); possui pós-graduação em Comunicação Educativa Multimédia e, desde 2004, e é Doutora em Educação pela Universidade Aberta de Portugal (UAb). É membro do Departamento de Educação e Ensino à Distância. Tem integrado programas de formação de professores, dirigindo seminários sobre o uso educativo das tecnologias digitais nas escolas e sobre modelos de avaliação da aprendizagem. Os seus interesses centram-se principalmente na investigação em educação à distância, particularmente na pedagogia da educação em linha e na psicologia educacional ligada ao uso das tecnologias digitais nas escolas e outros contextos. Também está interessada nas novas formas de socialização e construção de identidade de crianças e jovens, emergentes numa sociedade em rede. Juntou-se à equipa responsável pelo Modelo Pedagógico para o Ensino à Distância da Universidade Aberta; foi consultora do projecto “Metas de Aprendizagem na Área das TIC”, promovido pelo Departamento de Governo da Educação (http://www.metasdeaprendizagem.min-edu.pt/sobre-o-projecto/apresentacao/). Foi Professora convidada na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) em 2017.
Salvador Otón Tortosa é Licenciado em Engenharia Informática pela Universidade de Múrcia (1996) e Doutor pela Universidade de Alcalá (2006). Presentemente, é Professor Associado no Departamento de Informática da Universidade de Alcalá. Coordena o Mestrado em Desenvolvimento Ágil de Software para a Web. É o coordenador do projeto europeu EduTech sobre educação virtual acessível, concedido pelo programa Erasmus+ da União Europeia. É autor ou co-autor de mais de 80 obras científicas (livros, artigos, artigos e projectos de investigação), a maioria das quais diretamente relacionadas com Tecnologia de Aprendizagem, Acessibilidade e Interoperabilidade. Os seus interesses de investigação estão centrados nos objetos de aprendizagem e na normalização do e-learning e principalmente na acessibilidade, metadados, repositórios de objetos de aprendizagem distribuídos, interoperabilidade e arquiteturas empresariais.
Leonel Morgado é Professor Associado com agregação da Universidade Aberta, onde leciona nos cursos da secção de informática, nas áreas de métodos de investigação, mundos virtuais e programação. É também secretário da Mesa da Assembleia da Sociedade Portuguesa de Ciências dos Videojogos e membro da Direção da associação internacional de investigação Immersive Learning Research Network. Desenvolve trabalho de investigação científica e desenvolvimento tecnológico sobre mundos virtuais desde 2000, em especial no apoio tecnológico ao ensino e à aprendizagem, tendo vindo a concentrar-se nos ambientes imersivos desde 2006. É autor de mais de 200 publicações científicas, incluindo artigos em revistas, comunicações em conferências e capítulos de livros. Antes de abraçar a carreira académica foi diretor técnico-comercial de uma empresa de importação, distribuição e venda de hardware, terminologista da localização do MS Office 97 e do Oracle InterOffice, consultor linguístico da IBM/Lotus, coordenador de equipas de desenvolvimento Web e de implantação de software, e gestor de equipas de combate à infoexclusão.
Luís Pedro é Professor Auxiliar no Departamento de Comunicação e Artes da Universidade de Aveiro, onde lecciona cursos de graduação, pós-graduação e doutoramento em Ciências e Tecnologias da Comunicação. É membro integrado do grupo de investigação DigiMedia e os seus interesses de investigação estão relacionados com o desenvolvimento participativo e social dos media, integração e avaliação em contextos educativos e de formação. É revisor em revistas nacionais e internacionais e é também membro do Comité de Programa em várias conferências nacionais e internacionais nos referidos campos científicos. A sua página pessoal na Internet pode ser encontrada em http://about.me/lpedro e os seus perfis ORCID e SCOPUS estão disponíveis em http://orcid.org/0000-0003-1763-8433 e https://www.scopus.com/authid/detail.uri?authorId=49864099900.
Amadeu Borges Ferro é Professor-Coordenador na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) – Instituto Politécnico de Lisboa (IPL). Diretor de Curso da Licenciatura em Ciências Biomédicas Laboratoriais. Vice-Presidente do Conselho de Representantes da ESTeSL. Secretário do Conselho Geral do IPL. Doutorado em Educação/Liderança Educacional pela Universidade Aberta. Título de Especialista em Anatomia Patológica, Citológica e Tanatológica pelo IPL.
Mestre em Educação Médica pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Curso de Estudos Superiores Especializados em Metodologias do Ensino das Ciências pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Bacharel em Anatomia Patológica, Citológica e Tanatológica pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa. Pós-graduado com Curso FELASA – categoria C. Publicou vários artigos e livros especializados. É revisor de revistas científicas. Sócio fundador da BioMedLab – Associação Portuguesa de Ciências Biomédicas Laboratoriais. Foi Presidente do 1º Congresso Nacional das Ciências Biomédicas Laboratoriais.
É Assessor internacional junto do UK NEQAS ICC & ISH. Atua nas áreas de: Ciências Médicas e da Saúde com ênfase em Histotecnologia e Imunohistoquímica, e em Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação/Liderança educacional.
Ana Loureiro é Subdiretora da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, onde é Professora Adjunta. Possui Doutoramento em Multimédia em Educação pela Universidade de Aveiro. É também Investigadora no Laboratório de Educação a Distância e eLearning da Universidade Abeta e no Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores da Universidade de Aveiro.
Ana Dias é Diretora do Centro e-learning da TecMinho na Universidade do Minho. Engenheira de Sistemas e Informática com Pós-Graduação em Educação na Especialidade de Tecnologia Educativa, tem experiência docente no ensino superior e nos círculos profissionais e tem publicado no campo do ensino a distância e híbrido. Ao longo da carreira geriu mais de 50 projetos na Europa, Ásia Central, África, e Brasil. O seu interesse centra-se na tecnologia educativa e no seu alcance na criatividade humana, inovação pedagógica e na qualidade do ensino.
Pedro Cabral é Professor Auxiliar convidado na Universidade Aberta e investigador integrado no Laboratório de Educação a Distância e e-Learning (LE@D). Gestor de projeto na FCCN, coordena a plataforma NAU.pt. Doutor em Educação, na especialidade Educação a Distância e e-Learning, pela Universidade Aberta, integrou ainda a Delf University of Technology, nos Países Baixos, como especialista na área de e-Learning, onde desenvolveu vários projetos relacionados com MOOCs.
Paola Ingavélez é doutora em Tecnologias da Informação e do Conhecimento pela Universidade de Alcalá e professora de investigação na Universidade Politécnica Salesiana, sede de Cuenca. Trabalha há mais de 10 anos na área de investigação de TIC e deficiência, interacção homem-máquina, STEAM, aprendizagem ao longo da vida. É a coordenadora técnica do projecto ERASMUS+ “EduTech: Assistência tecnológica para a acessibilidade no Ensino Superior Virtual”.
Dulfay Astrid González Jiménez trabalha actualmente na Universidad Autónoma de Occidente, como Coordenadora Institucional do Sistema de Avaliação da Aprendizagem Institucional – SIEA, ligada à Vice-Presidência Académica. É investigadora em avaliação da aprendizagem e análise académica, processos cognitivos e eficácia académica, abandono escolar, desigualdades sociais e inclusão. É membro do Comité de Política Pública de Coexistência Escolar da COLPSIC – MEN. O seu projecto actual é “Testes padronizados e tomada de decisões em gestão educativa” e “Desamparo escolar, competências sócio-emocionais e função adaptativa na avaliação”.
Edgar Ramos é Professor na Universidade de San Carlos de Guatemala, na Divisão de Educação a Distância em Ambientes Virtuais, onde leciona cursos de graduação a distância no domínio da tecnologia educacional no Centro Universitário de Zacapa. É Engenheiro de Ciências e Sistemas com mais de 10 anos de experiência no desenvolvimento e implementação de projetos tecnológicos. Foi diretor de tecnologia nas empresas Xoratom e Selva Tech.