Apresentação
O fenómeno dos cursos online abertos e massivos (MOOC) tem tido um impacto significativo no panorama da educação superior em todo o mundo. Tem sido um importante promotor da inovação na aprendizagem, ajudando a difundir as práticas educativas e a aprendizagem online.
De acordo com a Class Central, mais de 80 milhões de estudantes participaram em MOOCs, em 2017, e 20 milhões novos estudantes inscreveram-se pela primeira vez nestes cursos, o que significa que este movimento está a crescer de forma continuada, contrariamente ao que se julgava que iria acontecer.
Até ao momento, mais de 800 universidades em todo o mundo já ofereceram pelo menos um MOOC. Este fenómeno gerou efetivamente uma nova e importante tendência na educação online que tem vindo a colocar importantes desafios no âmbito das políticas, da investigação, da pedagogia, da tecnologia e até da organização institucional.
O MOOC-Maker Global Symposium – MOOC Lx18 tem como objetivo apresentar o estado atual do fenómeno MOOC. Ele constituirá uma plataforma de partilha de resultados das investigações em curso e de debate das experiências institucionais, centrando-se em particular na Europa e América Latina. Convidamos os investigadores, tecnólogos, course designers e estudantes universitários, bem como agentes da administração pública, das ONGs e da indústria a partilhar as suas abordagens e perspetivas sobre temas chave, como o learning design, a acessibilidade, o apoio e a personalização da aprendizagem, a análise, a avaliação, a gamificação e badges, as licenças abertas, a certificação e os padrões de qualidade. O programa do evento tem tracks em inglês, português e espanhol.
O evento é organizado pelo consórcio MOOC-Maker, no âmbito das celebrações do 30.º aniversário da Universidade Aberta (UAb), a universidade aberta de Portugal, com a colaboração do projeto MOOQ. O consórcio MOOC-Maker integra nove instituições de educação superior da Europa e América Latina e a parceria MOOQ conta com quatro universidades europeias e um organismo público. As duas iniciativas são cofinanciadas pelo Programa Erasmus+ da União Europeia.
Temas de Interesse
- Learning design para MOOCs
- Questões pedagógicas, funções da tutoria e interação humana no desenvolvimento dos MOOCs
- Questões de desenho universal e acessibilidade aos conteúdos e plataformas dos MOOCs
- Análise da aprendizagem
- Utilização da Inteligência Artificial para a personalização
- Multilinguismo e adaptação cultural
- Artefactos de Gamificación e Aprendizagem Social
- Certificações abertas e novos enfoques e tecnologias de avaliação
- Proteção de dados e licenças abertas
- Experiências e boas práticas na aplicação dos MOOCs
- Abandono e permanência nos MOOCs
- Reutilização e remix de MOOCs
- Normas de qualidade para a educação aberta e os MOOCs
Contribuições
Convidamos a enviar contribuições em inglês, espanhol ou português nas seguintes categorias:
Trabalhos de Investigação e Experiência (até 12 páginas)
Trabalhos em curso (Investigação e Experiência) – artigos curtos (até 6 páginas).
Datas Importantes
Envio de resumos – 6 de abril de 2018
Notificação de aceitação – 10 de abril de 2018
Datas da conferência: 16 e 17 de abril de 2017
Envio: As propostas devem ser enviadas por correio eletrónico ao presidente da conferência: Antonio.Teixeira@uab.pt.
Participação
A participação é gratuita, embora sujeita a inscrição.
A inscrição no Simpósio pode ser feita utilizando a ferramenta disponível para o efeito no sítio web ou enviando um email para: deed@uab.pt.
Publicação
Os trabalhos apresentados no MOOC-Maker Global Symposium serão publicados nas seguintes revistas: EURODL (European Journal of Open, Distance and E-Learning), IRRODL (The International Review of Research in Open and Distributed Learning) e RE@D. Estes trabalhos serão submetidos a um processo padronizado de revisão por pares, que será levado a cabo pelas revistas de acordo com os procedimentos de publicação.
Em alternativa, os autores de artigos que não desejem publicar uma versão completa sujeita a revisão por pares, poderão enviar os seus artigos para publicação na secção de breves artigos da revista EURODL.
Os resumos das comunicações serão publicados antecipadamente no sítio web do Simpósio.
Idioma
O inglês é o idioma oficial da conferência. Encontra-se disponível um track especial para as comunicações em espanhol e português.
Local
Centro Cultural de Belém (Praça do Império, 1449-003 Lisboa, Portugal – ver Google maps). Situado entre o Mosteiro dos Jerónimos e a Torre de Belém, o Centro de Congressos CCB é um espaço único. (ver página web del recinto)
Presidentes do Symposium
Antonio Moreira Teixeira, Universidade Aberta, Portugal.
Rocael Hernández Rizzardini, Galileo University, Guatemala.
Presidentes do Research Track
Carlos Alario-Hoyos, Universidad Carlos III de Madrid, Spain.
Timothy Read, Universidad Nacional de Educación a Distancia (UNED), Spain.
Experience Track Chairs
Darco Jansen, European Association of Distance Teaching Universities (EADTU), The Netherlands.
Lina Morgado, Universidade Aberta, Portugal.
Presidente Workshop
Christian Stracke, Open Universiteit Netherlands, The Netherlands.
Comité Organizador
Maria do Carmo Teixeira Pinto
João Paz
Pedro Cabral
José Mota
Virgínia Zaidam
Isabel Ribeiro
Maria Virgínia Couceiro