Sobre a Conferência
O fenómeno dos cursos online abertos e massivos (MOOC) tem tido um impacto significativo no panorama da educação superior em todo o mundo. Tem sido um importante promotor da inovação na aprendizagem, ajudando a difundir as práticas educativas e a aprendizagem online.
Até ao momento, mais de 800 universidades em todo o mundo já ofereceram pelo menos um MOOC. Este fenómeno gerou efetivamente uma nova e importante tendência na educação online que tem vindo a colocar importantes desafios no âmbito das políticas, da investigação, da pedagogia, da tecnologia e até da organização institucional.
O objetivo deste simpósio é apresentar o estado atual do fenómeno MOOC. Ele constituirá uma plataforma de partilha de resultados das investigações em curso e de debate das experiências institucionais, centrando-se em particular na Europa e América Latina. Convidamos os investigadores, tecnólogos, course designers e estudantes universitários, bem como agentes da administração pública, das ONGs e da indústria a partilhar as suas abordagens e perspetivas sobre temas chave, como o learning design, a acessibilidade, o apoio e a personalização da aprendizagem, a análise, a avaliação, a gamificação e badges, as licenças abertas, a certificação e os padrões de qualidade. O programa do evento tem tracks em inglês, português e espanhol.
O evento é organizado pelo consórcio MOOC-Maker, no âmbito das celebrações do 30.º aniversário da Universidade Aberta (UAb), a universidade aberta de Portugal, com a colaboração do projeto MOOQ. A iniciativa é cofinanciada pelo Programa Erasmus+ da União Europeia. Este simpósio conta com a participação de uma importante seleção de oradores que são peritos de renome mundial no campo da investigação e das práticas da educação aberta. A eles juntam-se decisores políticos, líderes institucionais, investigadores experimentados, tecnólogos, desenhadores, professores, empregadores e estudantes. O MOOC-Maker Global Symposium – MOOC Lx 18, oferece a oportunidade de se juntar a este grupo para discutir as novas tendências emergentes da inovação educativa, bem como os MOOCs estão a contribuir para aumentar a participação na educação superior e para a melhorar a experiência de aprendizagem.
Local
Lisboa é a capital de Portugal e a mais ocidental de Europa. Situada na costa do oceano Atlântico, água é um dos elementos definidores da identidade da cidade. Sendo uma das cidades mais antigas do mundo, Lisboa sempre encantou os viajantes, ao longo dos séculos, com os seus edifícios de pedra calcária branca, as suas vielas, o seu rico património histórico e um encanto tranquilo, que faz com que seja um destino muito procurado durante todo o ano.
Porém, Lisboa é também um importante centro político e cultural, assim como um dos maiores centros económicos do continente europeu. A cidade está no Top 10 das cidades mais visitadas do sul da Europa, com mais de 3 milhões de turistas em 2017.
O MOOC-Maker Global Symposium – MOOC Lx 18 realiza-se no Centro Cultural de Belém (Praça do Império,1449-003 Lisboa, Portugal – ver Google maps). Construído em meados da década de 90 do século passado e situado entre o Mosteiro dos Jerónimos e a Torre de Belém, o Centro de Congressos CCB constitui um espaço único que combina a atividade profissional com a excelência de uma intensa vida cultural.
Universidade Aberta
Fundada en 1988, a Universidade Aberta (UAb) é a única universidade pública a distância em Portugal. A UAb utiliza recorre nas suas atividades de ensino às mais avançadas tecnologias e métodos de ensino a distância, sem fronteiras geográficas nem barreiras físicas, e dando particular atenção à expansão da língua e da cultura portuguesa dentro do espaço lusófono (comunidades migrantes e países falantes da língua portuguesa). Neste contexto, a UAb oferece uma educação superior formal em qualquer parte do mundo (licenciaturas, mestrados e doutoramentos), bem como programas de formação contínua. Desde 2008, todos os programas são lecionados em modalidade eLearning, ano em que a UAb se converteu numa instituição europeia de referência no âmbito do eLearning e da aprendizagem online através do reconhecimento da qualidade do seu Modelo Pedagógico Virtual.
En 2010, a UAb foi galardoada com o Prémio EFQUEL da Fundação Europeia para a Qualidade em eLearning e certificada com o Selo de Qualidade UNIQUe para o uso das TICs na Educação Superior (Universidades e Institutos). No mesmo ano, a UAb também foi reconhecida por um painel internacional de peritos independentes como a instituição de referência para o ensino através do sistema eLearning em Portugal.
Saber +
ORGANIZAÇÃO