Apresentação

06 de novembro | Delegação Regional do Porto da Universidade Aberta

No dia 06 de novembro de 2018, a Delegação Regional do Porto da Universidade Aberta acolhe o I Seminário Internacional “Educação e eLearning em Estabelecimentos Prisionais em Portugal” numa organização conjunta da Unidade de Desenvolvimento dos Centros Locais de Aprendizagem da Universidade Aberta (UMCLA) e do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20) da Universidade de Coimbra.

Num mundo cada vez mais tecnologizado, a alfabetização digital assume-se como um imperativo para o desenvolvimento pessoal, e para a inclusão e participação na “sociedade em rede” de todos e de cada um em particular, com especial ênfase para os grupos sociais menos favorecidos ou em situação de exclusão social, como é o caso dos cidadãos reclusos.

Na atualidade os estabelecimentos prisionais europeus, de uma forma geral, oferecem acesso limitado às TIC e à Internet, o que pode constituir-se como uma barreira para a inclusão digital. Face a este cenário, têm sido desenvolvidos alguns projetos na Europa com o objetivo de maximizar o potencial das tecnologias digitais e dos sistemas de eLearning e Blended Learning, não só como uma ferramenta para o desenvolvimento de competências e conhecimentos profissionais, mas também para o desenvolvimento de competências digitais e aumento da literacia digital dos cidadãos em cumprimento de uma pena ou medida judicial.

Por sua vez, em Portugal, e apesar dos esforços realizados no sentido de uma aproximação a esta realidade, as iniciativas desenvolvidas encontram-se ainda em estado embrionário. No entanto têm sido dados passos importantes no sentido de modernizar os estabelecimentos prisionais enquanto estratégia para a qualificação e para uma cidadania, marcadamente, digital.

É, pois, neste contexto que surge o I Seminário Internacional “Educação e eLearning em Estabelecimentos Prisionais em Portugal” que contará com a presença de especialistas, professores e investigadores, nacionais e internacionais, que têm procurado estudar o fenómeno educativo em contexto prisional e onde serão debatidos os possíveis contributos das tecnologias para o desenvolvimento de um espaço digital de interações neste cenário específico que permita responder aos atuais desafios da sociedade contemporânea.