Intervenientes

 

Cristina Vieira, Universidade de Coimbra

Cristina C. Vieira | Universidade de Coimbra

Licenciada em Psicologia e doutorada em Ciências da Educação, pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, onde exerce funções docentes desde 1992 e coordena atualmente o Mestrado em Educação e Formação de Adultos e Intervenção Comunitária.

Coautora dos cinco Guiões de Educação Género e Cidadania publicados pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, entre 2010 e 2017, com ampla experiência de formação de docentes de todos os níveis de ensino. Fez parte do Grupo de Trabalho que definiu a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC). Conselheira no Conselho Nacional de Educação desde 2016, em representação das Organizações Não-Governamentais de Mulheres.

Investigadora integrada e membro da Direção do Centro de Investigação em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária (CEAD) da Universidade do Algarve. Vice-presidente da Direção da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE) e da Direção da Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres (APEM). Membro da Direção da Sociedade Europeia para a Investigação em Educação de Adultos (ESREA), desde 2017. Vasta de experiência de orientação e de publicação nas áreas em que ensina e investiga, bem como de ligação à comunidade.

 

 

 

Gina Ebner, European Association for the Education of AdultsGina Ebner | Associação Europeia para a Educação de Adultos (EAEA)

Secretária Geral da Associação Europeia para a Educação de Adultos (EAEA).

Trabalhou como formadora de línguas em educação de adultos e como gestora pedagógica de um instituto de formação profissional na Áustria. Em Bruxelas, foi gestora de projetos no EUROCADRES (Conselho Europeu de Pessoal Profissional e de Gestão). Foi também presidente da Lifelong Learning Platform. Trabalhou em questões como igualdade de género, disseminação, validação, competências para a vida, benefícios da aprendizagem ao longo da vida e muito mais.

Acredita na aprendizagem e educação de adultos como um instrumento central para moldar o futuro da Europa de maneira positiva e é uma entusiasta na defesa de robustas comunidades de educação de adultos no que se refere a estruturas, políticas e sociedade civil. A EAEA representa a educação não formal de adultos com 125 organizações membros em 43 países. A EAEA promove a aprendizagem de adultos e o acesso e participação na educação não formal de adultos para todos.

 

 

 

Eugénia Inácio, Agência Nacional Erasmus+Eugénia Inácio | Agência Nacional Erasmus+

Licenciada em Relações Internacionais, com pós-graduação em Imagem, Protocolo e Organização de Eventos, e mestre em Gestão Internacional, exerce funções de técnica-superior, há quase 22 anos, na Agência Nacional responsável pela gestão do Programa Europeu Erasmus+ para a Educação e Formação, em Portugal.

Anteriormente colaborou, também, com o gabinete “Socrates & Youth Technical Assistence Office/TAO”, em Bruxelas, onde exerceu a função de project officer, na equipa do ensino Superior. O percurso começou com um estágio no Gabinete de Assuntos Europeus e Relações Internacionais (GAERI) do Ministério da Educação, em 1997.

Depois de já ter passado por outras equipas de outros setores educativos, integra atualmente a equipa que trabalha com o setor da Educação de Adultos, onde o seu trabalho se foca, essencialmente, na cooperação transnacional (ação-chave 2). As suas funções são diversas e passam, sobretudo, por: – Acompanhamento de projetos Erasmus+ durante o ciclo de vida; – Criação de conteúdos e coorganizar iniciativas diversas, como eventos nacionais e europeus, com o fim de divulgar e disseminar o Programa Erasmus+; – Preparação de potenciais candidatos na apresentação de candidaturas; – Representação da Agência Nacional externamente, incluindo em reuniões formais com a Comissão Europeia e informais com as Agências Nacionais Erasmus+ e outros países participantes no Programa. Até o ano passado, esteve envolvida num Grupo de Trabalho da Agência Nacional para a Equidade & Inclusão, com vista aumentar a participação de pessoas em desvantagem no Programa Erasmus+.

 

 

 

Maria Eugénia Pereira, Universidade de Aveiro | continUA – Center for Lifelong LearningMaria Eugénia Pereira | Universidade de Aveiro, continUA – Center for Lifelong Learning

Docente no Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro e coordenadora do continUA – Centro para a Aprendizagem ao Longo da Vida da Universidade de Aveiro.

Nesta Universidade, tem vindo a desempenhar funções no âmbito da Aprendizagem continuada/Aprendizagem ao Longo da Vida, ocupando cargos executivos quer no CIFOP – Centro Integrado de Formação de Professores, na UINFOC – Unidade Integrada de Formação Continuada e na UNAVE – Associação para a Formação Profissional e Investigação da Universidade de Aveiro.

É atualmente membro de um grupo de trabalho da ECIU – The European Consortium of Innovative Universities, constituído por representantes da Universidade de Tecnologia de Hamburgo, da Universidade de Tampere, da Universidade de Barcelona e da Universidade de Aveiro, que visa potenciar a transformação do Ensino Superior Europeu por meio de uma educação universal e de aprendizagem ágeis e personalizadas para a vida.

 

 

 

Diogo Nolasco, Embaixador da Universidade de Coimbra | Ex-formando do Centro Qualifica

Diogo Nolasco | Embaixador da Universidade de Coimbra, Ex-formando do Centro Qualifica

Diogo foi nomeado embaixador da Universidade de Coimbra (Embaixador UC) para o ensino secundário em 27 de novembro de 2021, função atribuída aos alunos que ingressaram nesta conceituada instituição de ensino superior com classificação igual ou superior a 16. Frequenta o segundo ano da licenciatura em História.

Concluiu os seus estudos básicos e secundários no Centro Qualifica do Agrupamento de Escolas de Anadia. Diagnosticado com Síndrome de Asperger (SA), ou autismo de alto funcionamento (AAF), uma condição médica caracterizada por dificuldades de socialização, interesses restritos e vários graus de constrangimento físico, passou por grandes dificuldades e sofrimentos na escola devido à incompreensão. Com a intervenção da equipa do Centro Qualifica, não só passou com aproveitamento no exame de acesso à Universidade de Coimbra, como obteve uma nota final de 19.80, tendo sido o aluno a entrar na instituição com a nota final mais elevada.

Foi galardoado com o prémio “personalidade do ano”, prémio atribuído e votado pelos alunos da Faculdade de Letras a membros da comunidade considerados como tendo contribuído de forma duradoura para a vida interna e externa da comunidade. No próximo dia 6 de junho, assumirá um cargo oficial no recém-eleito NEFLUC (Núcleo dos Estudantes da Faculdade de Letras), no que respeita à intervenção cívica e social.

 

 

 

Ivete Azevedo, Torrance Center, PortugalIvete Azevedo | Torrance Center, Portugal

No momento de decidir entre três paixões (Matemática, Psicologia e Educação Física), optou pela matemática, tendo-se licenciado em 1987 pela Faculdade de Ciências do Porto.

Mobilizou a outra paixão, a Psicologia, para a formação complementar, pelo que em 1997, iniciou a intervenção em Inteligência Emocional, após realização de investigação consolidante.

Estes interesses conduziram-na a Inglaterra e aos Estados Unidos onde realizou o Doutoramento e Pós-Doutoramento, tendo assim competências para aplicar e desenvolver metodologias inovadoras, que conectam duas áreas de elevado potencial: Criatividade e Inteligência Emocional.

Foi docente do Ensino Secundário (1983) e docente do Ensino Superior (1994).

Completou Mestrado em Inteligência Emocional (1995), Master em Programação Neurolinguística (2000), doutoramento em Criatividade Aplicada (2008) e Pós-doutoramento em Creative Problem Solving (2015).

É formadora certificada em Inteligência Emocional (1997), com mais de 25 anos de experiência como speaker, perseguindo o objetivo de sensibilizar para a importância e aplicação prática de três ferramentas essenciais: Processos Criativos e Colaboração, Inteligência Emocional e Simple Living.

É autora de 43 artigos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais e 2 livros.

É representante e coordenadora de 2 Programas Internacionais em Portugal: Future Problem Solving Program International e Destination Imagination.

É fundadora dos projetos de impacto internacional Torrance Center ® (Portugal) e CriaAtividade ® e detentora exclusiva dos direitos e responsável pela validação do teste internacionalmente reconhecido de avaliação da criatividade, Torrance Test of Creative Thinking.

 

 

 

Sara Natalini, Erasmus Learning Academy – Itália

Sara Natalini | Erasmus Learning Academy, Itália

Sara Natalini possui Mestrado em Relações Internacionais e Assuntos Diplomáticos e sempre foi apaixonada pela educação, dedicando a sua carreira profissional à promoção dos valores Europeus.

Ao trabalhar na Erasmus Learning Academy, ganhou experiência na organização e implementação de cursos de formação do Programa Erasmus + para professores e pessoal docente, formando algumas centenas de professores por toda a Europa. Especializou-se nas áreas de Aprendizagem Intercultural e Diversidade, Métodos de Ensino Inovadores, tendo por base o jogo didático e de Pedagogia Digital.

Sara Natalini tem também experiência na criação e implementação de Parcerias Estratégicas no domínio da Educação de Adultos. Ela criou Projetos Europeus destinados a desenvolver oportunidades de aprendizagem inovadoras para adultos com menos possibilidades, com o objetivo de apoiar a sua inclusão na sociedade atual e no mercado de trabalho.

 

 

 

Diogo Casanova, Universidade Aberta PortugalDiogo Casanova | Universidade Aberta, Portugal

Diogo Casanova é o Vice-Reitor para a Inovação e Qualidade da Universidade Aberta em Portugal. No passado desempenhou funções de Professor Associado na Universidade de West London, onde foi diretor do departamento de ensino e tecnologia educativa.

Tem uma vasta experiência na liderança de projetos institucionais e na participação em projetos financiados a nível nacional e internacional na área da aprendizagem, do ensino online e da formação de adultos.

Os seus interesses de investigação estão relacionados com a conceção de espaços de aprendizagem, com a avaliação e feedback online e com a tecnologia educativa. É membro do Centro de Investigação CIDTFF e membro da comissão temática para o ensino a distância da A3ES.

 

 

 

Rogerio Duarte, Centro Qualifica de AnadiaRogério Duarte | Centro Qualifica do Agrupamento de Escolas de Anadia

Licenciado em História, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Mestre em ‘História da Expansão Portuguesa’, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Para além de uma carreira de algumas décadas como professor de História no Ensino Básico e Secundário, tem desempenhado, em simultâneo, funções associadas à educação de adultos ao longo de vários anos. No âmbito do Programa Novas Oportunidades e, atualmente, no Programa Qualifica tem assumido as áreas de Cidadania e Empregabilidade e de Cidadania e Profissionalidade.

Ao longo do seu percurso profissional evidencia uma forte ligação à inovação pedagógica, quer em termos das ações de formação frequentadas, a nível nacional e internacional, quer em termos da sua implementação prática e experimental. A sua intervenção como orador é frequentemente solicitada por outros estabelecimentos de ensino e instituições.