Tânia Mateus

Tânia Mateus nasceu em Lisboa, em 1979. Concluiu o ensino secundário em 1997 e nesse ano concorreu a um curso do ensino superior público, não tendo sido admitida.

Desde jovem participou em organizações sociais de defesa dos direitos das mulheres e crianças e aos 16 anos iniciou uma intensa atividade política.

Entre 1998 e março de 2004, desenvolveu a sua atividade profissional como secretária da Vereação na Câmara Municipal de Loures. Em abril de 2004, iniciou funções na Assembleia da República como secretária do Vice-Presidente da Assembleia Lino de Carvalho e posteriormente do Vice-presidente António Filipe. Atualmente, desempenha funções no Grupo de Parlamentar do PCP.
Na sua família sempre houve o hábito da leitura, do estudo, da fruição cultural e do ativismo. Vem de uma família de homens e mulheres que, por força da dureza da vida, não puderam prosseguir os estudos, mas foram exemplos enquanto autodidatas. O estudo e a procura incessante de soluções são uma constante na sua vida.

O desejo de crescer, de continuar a aprender e conciliar a sua experiência profissional com o conhecimento académico, conciliando a vida profissional, pessoal e de militante, conduziram-na à UAb. Em 2000, ingressou no curso de Ciências Sociais. Por razões familiares, interrompeu os estudos em 2002 (a vida tomou o seu curso) e só retomou em 2013. Concluirá a licenciatura em Ciências Sociais – minor de Psicologia no final do presente ano letivo.

Paralelamente à atividade profissional é membro do Conselho Nacional do Movimento Democrático de Mulheres e representante dos estudantes de 1º ciclo do Departamento de Ciências Sociais e de Gestão da UAb.

No passado recente, foi vice-presidente da Direção da Associação de pais Bussola da Brincadeira; presidente da Direção da Associação Comunitária e Infantil da Ramada, uma IPSS na área da infância, com valência de creche, pré-escolar e de Centro de Atividades de Tempos Livres; representante das IPSS na Comissão Restrita da Comissão de Proteção de Crianças de jovens em Risco do concelho de Odivelas; e eleita pelo PCP na Assembleia de Freguesia de Loures.