Maria Teresa Maia

Educação e Desenvolvimento Local Sustentável: um projecto de intervenção em Moçambique

O presente trabalho de investigação tem por base o estudo da implementação de uma intervenção na área da educação não formal, em três regiões distintas de Moçambique. Este trabalho tem como objectivo final testar um modelo de intervenção no âmbito da educação não formal, que visa o incremento do emprego em meio rural, o incentivo ao empreendedorismo e o apoio à criação do próprio negócio, por mulheres das respectivas comunidades. O enquadramento teórico do trabalho está suportado nos princípios da Educação para o Desenvolvimento Sustentável, considerando que este tema pode ser abordado global ou localmente e a partir de várias perspectivas. As intervenções foram também construídas com base na utilização sustentável dos recursos naturais. Estas intervenções foram dirigidas a pequenas comunidades, formadas por mulheres moçambicanas, procurando criar-se, um ambiente favorável aos processos de consciencialização e maturação das próprias comunidades em relação a o seu desenvolvimento sustentável. A investigação foi realizada em Moçambique, em Vilanculos, província de Inhambane, na Matola, província de Maputo e Zalala, província da Zambézia. Em termos metodológicos pode ser descrita como um estudo de caso múltiplo. Privilegiando-se a análise qualitativa dos dados obtidos através de registos de campo de todas as intervenções, de entrevistas e registos em grelhas de observação aplicadas às diversas amostras. Compararam-se os resultados dessas intervenções, através de um conjunto de indicadores pré-definidos.

Palavras chave: Desenvolvimento Sustentável, Educação, Comunidades Locais, Empreendedorismo, Recursos

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